Neste blog publico textos que considero interessantes e algumas atividades que desenvolvo com meus alunos, principalmente sobre alfabetização.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Alunos na sala de informática
Viagem no dia do professor
Planejamento de atividade com os alunos usando o calc
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Planejamento de atividade com os alunos usando o Impress

quarta-feira, 13 de outubro de 2010
JOGUE O LIXO NO LOCAL CERTO!
Alfabetizar

domingo, 3 de outubro de 2010
Blogs como ferramentas pedagógicas

Os blogs estão sendo muito utilizados por diferentes profissionais e viraram fontes de informações e discussões. Na escola, os blogs podem se tornar ferramentas pedagógicas que auxiliam em todas as disciplinas. Eles permitem que os usuários produzam textos, divulguem seu pensamento e exerçam o pensamento crítico, fazendo comentários e expondo para os demais as suas descobertas, sendo que é muito fácil publicar, não exigindo conhecimentos técnicos para isso.
A divulgação dos trabalhos realizados também é um incentivo para que os alunos procurem realizá-lo da melhor forma possível, pois sabem que eles poderão ser visto por pessoas do mundo inteiro, tornando-se auxiliares na aprendizagem.
Reflexão do texto “A educação que desejamos” de José Manuel Moran
Para o autor, em poucos anos, dificilmente vai haver cursos que sejam totalmente presenciais. Cada vez mais serão realizados cursos à distância, principalmente de extensão aperfeiçoamento, mas mesmo assim, será necessário alguém que faça a mediação, ajudando os alunos a encontrarem o que poderá auxiliá-los naquela atividade. Para isso, a organização do processo de ensino-aprendizagem está mudando, mas isso não é um procedimento fácil e nem acontece de maneira uniforme. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso e até mesmo de motivação das pessoas, pois muitas delas ainda não estão preparadas para as mudanças.
O autor cita que “o conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade.” Dessa forma, o professor precisa se adaptar às mudanças para melhorar a qualidade das aulas e trazer para os alunos atividades que realmente os desafiem e contribuam para uma aprendizagem significativa.